Transpirar é natural, necessário e saudável!
Você já parou para pensar que a pele é o maior órgão do nosso corpo e é o nosso contato com o ambiente? A pele não é uma película que nos isola, muito pelo contrário, ela é porosa e mantém uma troca e uma relação com o ambiente onde estamos. Ela é um ótimo caminho para nos lembrar que não há ser humano e natureza separados.
Somos parte dessa rede interconectada de seres vivos, atmosfera, ajustes de temperatura, processos químicos. Pensando na auto regulação do nosso organismo, a transpiração é um processo super importante para manutenção da saúde. Não podemos subestimar a perfeição do nosso corpo, se interferimos excessivamente desregulamos seu funcionamento e assim se inicia uma cadeia de consequências. Confie na sua natureza, ela é sábia.
A pele é um conjunto de tecidos muito complexo e especializado que possui três camadas: epiderme, derme e hipoderme. As células que a compõem definem flexibilidade, maleabilidade, hidratação, temperatura e permeabilidade. Já as glândulas (principalmente sebáceas e sudoríparas), controlam a entrada e saída de compostos químicos. São elas que sintetizam substâncias para resfriar o corpo, protegem, eliminam impurezas. E aí entra a questão da transpiração.
É interessante pensar que crianças não têm necessidade de usar desodorante. É na puberdade que as glândulas são ativadas e adivinhe pelo que exatamente: emoções e estresse - como já podíamos imaginar. Isso sinaliza porque o corpo sozinho não tem conseguido manter nossos odores tão neutros assim.
Basicamente odores desagradáveis surgem da reação química entre substâncias eliminadas, oxigênio e a microflora do folículo piloso. A intensidade desses odores é influenciada por inúmeros fatores. Para que a pele consiga executar suas funções, eliminar substâncias nocivas, controlar umidade, proteger de elementos externos, ela precisa de uma certa autonomia que é perdida com uso excessivo de anti-transpirantes. Outros cuidados que afetam diretamente seu funcionamento é a alimentação, atividade física, descanso e autoconhecimento para compreender as emoções com mais leveza.
A escolha por desodorantes naturais é fundamental para respeitar os processos do seu corpo. Eles atuam na medida exata, apenas impedindo crescimento de bactérias, sem impedir eliminação e sem permitir a entrada de componentes indesejáveis.
Desodorantes de cristal de alúmen, um sal mineral com moléculas suficientemente grandes para não serem absorvidas e com propriedades antimicrobianas super eficazes, são uma opção que vem ganhando adeptos em todo o mundo.
E você, já escolheu o seu?