Optar pelo uso de desodorantes naturais traz um tipo de relação diferente com nosso corpo.
Primeiro uma sensação de empoderamento de ter autonomia para escolher que tipo de substância a gente permite entrar em contato e absorver.
Depois, perceber que esses produtos têm muita afinidade com nossa pele e sentidos, o uso é agradável, confortável, respeitoso e podemos sentir isso.
Hoje temos informação para tomar decisões e temos muitas (muitas mesmo!) opções de desodorantes naturais sem os componentes químicos polêmicos.
Podemos até escolher a forma de uso, tipo de embalagem e os aromas (dos amados óleos essenciais) ou sem aroma algum.
Um exemplo de ingrediente que insistimos, repetimos e reiteramos que deve ser evitado é o cloridrato de alumínio. Ele tem efeito tóxico e cumulativo, é o principal ingrediente dos antitranspirantes usado para dificultar e eliminação do suor pelas glândulas sudoríparas, ou seja, ele não deixa sair o que deve ir e deixa entrar o que não deve ficar.
O uso do desodorante natural talvez seja seu primeiro passo e vai trazer uma sensação de autoconhecimento e autocuidado.
Talvez seu olfato mude e você consiga sentir cheiros mais sutis que antes se perdiam nas fragrâncias sintéticas. Talvez você repare mais na textura dos tecidos das roupas e perceba que fibras naturais são mais confortáveis e deixam a pele respirar livremente. Você aprenderá intuitivamente a selecionar os alimentos que fazem bem para você.
Tudo isso passa por uma mudança de consciência, da vida ao redor e dentro de nós.