Semana da Saúde Alva
Por Marina Medeiros
Estamos na Semana da Saúde Alva, com o propósito de trazer conscientização e conhecimento sobre rotina, saúde e bem-estar. Convidamos profissionais incríveis para falar sobre temas relevantes em saúde!
Hoje, temos o prazer de receber a Dra. Fernanda Detorri, médica naturalista integrativa!
"Nas últimas décadas, temos observado um aumento significativo de doenças como endometriose, síndrome dos ovários policísticos, menopausa precoce, doenças autoimunes e até câncer em mulheres muito jovens.
Esse aumento de doenças crônicas coincide com a mudança de um estilo de vida mais natural para um estilo industrializado ocidental. Estamos expostos a uma infinidade de produtos químicos sintéticos presentes na alimentação, no solo, na água, em embalagens e até mesmo em produtos que usamos em nosso dia a dia, como cosméticos, produtos de beleza e limpeza, dos quais as mulheres são as maiores consumidoras.
Esses produtos químicos, ao serem absorvidos, circulam em nossa corrente sanguínea e afetam diversos órgãos. Além de causarem alergias e desregulação do sistema imunológico, são verdadeiros disruptores endócrinos, ou seja, interferem no funcionamento dos nossos hormônios naturais.
Estudos identificaram que o bisfenol A, um componente amplamente distribuído em produtos de embalagem plástica, está fortemente relacionado com a síndrome dos ovários policísticos. Ele é um disruptor endócrino muito potente, aumenta a testosterona, a inflamação, a obesidade, causa resistência insulínica, retarda o folículo no ovário e ainda leva à falência ovariana precoce.
Já a exposição aos pesticidas está relacionada ao aumento de estrogênio, câncer de mama em mulheres pós-menopausa e, em mulheres gestantes, causa aborto, má formação e morte fetal. O glifosato está relacionado também ao hipotireoidismo e ao aumento de endometriose.
Inúmeros estudos apontam ainda que o ftalato, presente como fixador de fragrância sintética, parabenos e triclosan, presentes em cosméticos e produtos de beleza como antimicrobianos e desinfetantes, estão relacionados à alteração da fertilidade, dos hormônios e ao desenvolvimento de endometriose e outros distúrbios hormonais.
É claro que é impossível evitar totalmente a exposição a esses químicos, mas podemos sim fazer escolhas melhores em nosso dia a dia."
Para assistir a matéria em vídeo, acesse o link: Vídeo completo
Além de trazer conhecimento, queremos também promover uma transformação na sua forma de consumir cosméticos e cuidar da saúde do corpo: Use o seu cupom de presente: SAUDEALVA e ganhe 12% de desconto em sua compra em nosso site.
*válido até 7 de abril de 2024