Se você já assistiu ao documentário Trashed – Para onde vai nosso lixo não deve conseguir apagar da memória as imagens de montanhas de objetos descartados que alteram negativamente cenários naturais e interferem em toda forma de vida.
Considerando a estimativa de 450 anos para degradação do plástico e sua criação há pouco mais de 100 anos concluímos que – todo plástico fabricado ainda existe em algum lugar.
Certamente já passamos de qualquer limite que mantenha um equilíbrio saudável do planeta para lidar com esse excesso de material intruso.
E podemos mudar isso. Individualmente é possível fazer escolhas conscientes todos os dias. Começando por uma simples escova dental. Apenas de produtos plásticos de higiene bucal são 10 bilhões anualmente indo para aterros e oceanos. Hoje temos acesso a uma escova de bambu desenvolvida por dentistas que garante qualidade necessária para escovação correta e manutenção da saúde.
A embalagem é outro diferencial da marca (Sim! Há nas prateleiras dos mercados escovas de bambu embaladas em plástico convencional!) a escova vem protegida em invólucro interno compostável, ou seja, pode ser enterrada com o cabo de bambu.
A caixa externa é feita de material 100% reciclado e é reciclável, segue para a coleta seletiva ou cooperativas de reciclagem da sua cidade.
Então a receita para descarte consciente é:
- Cabo de bambu e embalagem interna para o resíduo compostável ou enterrados nos vasos e jardim.
- Cerdas e embalagem externa para a coleta seletiva e encaminhadas para reciclagem.
- Para remover as cerdas utilize um alicate ou pinça.
- O bambu passa por um tratamento com óleo vegetal para impedir proliferação de mofo mas secá-la após o uso é indicado também.