O consumo e a produção de produtos veganos virou tendência ao redor do mundo, mas por trás disso há uma causa muito mais importante que o consumismo. O Movimento Vegano luta pela causa animal há diversos anos.
O consumo e a produção de produtos veganos virou tendência ao redor do mundo, mas por trás disso há uma causa muito mais importante que o consumismo.
O Movimento Vegano luta pela causa animal há diversos anos, para que um alimento ou cosméticos seja considerado vegano é necessário passar por alguns critérios e certificados mundiais, além disso, não precisam ser naturais ou orgânicos, você poderá encontrar em grande maioria marcas que são esse combo, mas não é uma regra.
O cosmético não pode ter nenhum tipo de ingrediente de origem animal como mel, derivados do leite, colágeno e etc, não ser testado em animais e obter o selo cruelty-free, por exemplo, a certificação que em nenhuma matéria-prima do produto ocorreu maus-tratos a algum animal, isso é feito para a proteção e respeito desses seres indefesos.
Então, são produtos pensados em todo o ecossistema para que não prejudique os animais e o nosso planeta, pois se o produto for considerado vegano, mas contiver por exemplo sulfato que é um agente prejudicial, ocorrerá indiretamente danos as vidas marinhas após o seu banho com seu shampoo ou sabonete. Mas, existe um outro requisito na linha de frente dos cosméticos veganos: a sustentabilidade, as embalagens de plástico e o petróleo utilizados na produção de diversos produtos que prejudicam de forma direta o meio ambiente e os animais que vivem nos oceanos e da proximidade. O aquecimento global causado pelos humanos, por conta das indústrias que liberam químicos, a poluição liberada por todos nós está acabando com o nosso planeta e os seres vivos que habitam nela.
Por isso, sempre mencionamos a reflexão, pois é o momento mais importante para que ocorra a mudança de hábitos com um propósito. Sobre os testes e a segurança em que os produtos podem repassar ao consumidor, atualmente, com a tecnologia que possuímos, já conseguimos criar pele humana em laboratórios para realizar o teste dermatológico. É feita a partir de células chamadas Queratinócitos, quando multiplicadas, formam uma camada espessa que é mergulha em um líquido nutritivo para simular o nosso sangue, dessa forma, é possível testar todos os tipos de produtos para que não realizem mais em animais de uma forma extremamente cruel.
Uma dica para descobrir se a empresa do produto que está utilizando é cruelty-free, vegana ou possui selos é entrando no site da PETA que deixaremos anexado logo abaixo, você colocará o nome da marca e aparecerá as regulamentações dela. A People For The Ethical Treatment Of Animals (PETA) é uma organização não governamental fundada em 1980, que dedica seu tempo somente aos direitos dos animais.
Outra dica relevante e que serve para qualquer produto, quanto menos ingredientes tiver na composição melhor, pois assim você saberá o que está realmente usando e não ser algo cheio de compostos desnecessários e desconhecidos que poderão prejudicar-lá e o meio ambiente.
Caso tenha dúvidas sobre como ler rótulos, temos esse blog post feito para você aqui. O veganismo não é somente sobre cosméticos ou produtos, mas sim um movimento sobre mudança de hábitos pela proteção dos animais, é uma filosofia de vida em que seu posicionamento é a abolição da exploração animal de qualquer forma que sirva de benefício ao ser humano, seja em entretenimento, alimentação ou testes em laboratórios.
Estamos aqui apenas para trazer informações a todos como sempre fazemos, qualquer dúvida, pergunta ou ideia para um novo conteúdo mande para nós que ficaremos muito felizes em responder.
Esperamos que tenham gostado, pois tudo o que fazemos é com carinho.